PORTEFÓLIO
TEATRO & ESPETÁCULOS
Pedra Formosa
A CRIAÇÃO
O espetáculo esteve inserido no programa Tempos Cruzados, parte integrante da programação da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, foi uma produção de grande escala que juntou um vasto elenco de atores profissionais e atores amadores, aos quais se juntaram voluntários da comunidade e estreou, de forma inédita, nas ruínas da Citânia de Briteiros. O sucesso de tal arrojo desencadeou uma série de outras experiências artísticas no mesmo local e uma repetição do mesmo espetáculo, todos os verões, durante 3 anos.
SINOPSE
Abalado pelo evento Francisco acaba por se envolver em escavações e rapidamente se deixa fascinar pelo povo que desenterra e cujas descobertas relata efusivamente ao seu grande amigo escritor Camilo Castelo Branco.
Esta dupla improvável acaba assim envolvida numa aventura única que os levará a presenciar em primeira pessoa o viver dos Celtiberos nos dias em que Viriato, o grande Lusitano, Terror Romanorum do Império, inicia a Guerra do Fogo que ateará as chamas de um sonho perpétuo e dará a Portugal uma das suas mais valiosas pedras basilares.
Por fim, a Martins Sarmento é revelada a missão de uma vida, acendendo-lhe o fogo para um objetivo intemporal.
FICHA TÉCNICA
- COM: Pedro J. Ribeiro / Simão Luis / Janela Magalhães / Sérgio Araújo, entre outros
- GÉNERO: Drama / Histórico / Fantástico
- DURAÇÃO: 60 minutos
ANO DE PRODUÇÃO
2018
REPOSIÇÕES
2013 / 2014
MECENAS:
Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012